Sustentabilidade & Futuro
COP-30 entra no terceiro dia com foco em pessoas, cultura e financiamento climático
12 de novembro de 2025

A COP-30 entra no terceiro dia de atividades em Belém destacando que a transição climática só será possível com o envolvimento direto das pessoas e a valorização de suas habilidades e criatividade. A manhã foi marcada pelo lançamento da Iniciativa Global de Empregos e Capacitação para a Nova Economia, que apresentou seu primeiro relatório e uma agenda de ação voltada a integrar geração de trabalho decente e qualificação profissional nas estratégias nacionais de transição. A proposta reforça que enfrentar a crise climática exige não apenas novas tecnologias, mas também inclusão social e oportunidades em escala global.
Outros painéis ressaltam o papel da cultura e das comunidades tradicionais no enfrentamento às mudanças climáticas. A mesa sobre “Adaptação Indígena” reune lideranças para debater soluções locais e mecanismos de financiamento direto, enquanto artistas e formuladores de políticas participaram de debates sobre como a arte pode mobilizar o público em torno da meta de 1,5 °C.
A programação também inclui a Cúpula de Investidores Institucionais, dedicada a discutir novos fluxos de recursos para a transição energética, além de oficinas sobre comunicação climática e compras públicas sustentáveis. O tom das discussões reforça a ideia de que uma transição justa depende tanto de inovação econômica quanto de valorização humana e cultural.
Foto de Sergio Moraes/COP30




