Sustentabilidade & Futuro
UFPA é selecionada pelo MEC para ampliar formação de professores na Amazônia
Redação
29 de setembro de 2025

A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi selecionada pelo Ministério da Educação (MEC) no Resultado Final do Edital nº 3/2025, publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (29). O edital integra o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com ênfase na Educação Integral (Prilei), que destina vagas de licenciaturas presenciais em diferentes regiões do país.
Na Região Norte, a proposta liderada pela UFPA foi aprovada e contará com a participação da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Universidade Católica de Brasília (UCB). O projeto prevê a criação de turmas de licenciatura voltadas à formação de professores, contribuindo para as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e para a valorização da carreira docente na educação básica.
De acordo com o MEC, foram selecionadas seis redes no Brasil entre as nove propostas submetidas. A iniciativa prevê até 2.880 vagas em cursos de licenciatura presencial distribuídas em 18 instituições do país.
O reitor da UFPA, professor doutor Gilmar Pereira da Silva, afirma que a conquista é resultado de um esforço institucional com atuação direta da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG).
“Esse reconhecimento pelo MEC mostra a importância e a capacidade da UFPA de articular políticas estratégicas voltadas para a região amazônica, umas das mais desafiadoras no campo da Educação no país. E, com isso, nossa universidade reafirma seu papel também na formação de professores, valorizando esses profissionais, fortalecendo a interiorização do ensino superior e ampliando oportunidades para os estudantes da região”, afirma.
A proposta encaminhada pela UFPA e aprovada pelo MEC se soma a outras ações que buscam alinhar a produção acadêmica da universidade às demandas sociais da Amazônia, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e para o desenvolvimento regional.
Fonte: ASCOM Reitoria da UFPA
LEIA TAMBÉM

Brasil reduz emissões de gases estufa em 17% com queda recorde no desmatamento
Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil registra queda expressiva de 17% nas emissões de gases de efeito estufa, impulsionada pela redução de 32,5% no desmatamento da Amazônia e Cerrado. Apesar do avanço, país ainda não deve cumprir meta climática para 2025.



